Apasi-logo

Serviço de Atendimento ao Usuário

0800 883 0667

Fontup Fontdown

Veja algumas dicas de direção defensiva no trânsito

As estatísticas demonstram que, a cada ano, são centenas de milhares as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Dentre elas, aproximadamente 50 mil são vítimas fatais, das quais 30 mil morrem no local do acidente. São computados em dezenas de milhares também, os sobreviventes que tornam-se inválidos.

O impacto social causado pelas mortes no trânsito é muito intenso, pois a grande maioria das vítimas tem entre 18 e 35 anos e pertence à faixa economicamente mais produtiva e ativa da nossa sociedade.

Quando analisamos as estatísticas envolvendo motos, os números são ainda mais impressionantes. As motos representam aproximadamente 7% da frota brasileira de veículos, mas estão envolvidas em 35% dos acidentes.

Todos nós somos usuários diários do trânsito, seja como passageiros, pedestres ou condutores. Somos responsáveis pelo bem estar desse meio social. Porém, quanto à Segurança no Trânsito, sem dúvida a maior responsabilidade cabe aos condutores.

Dirigir ou Pilotar defensivamente é evitar acidentes ou diminuir as conseqüências de um acidente inevitável, apesar dos erros, das condições adversas e da irresponsabilidade de outros condutores e pedestres.

As técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva estão agrupadas em cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

Conhecer as Condições Adversas

Condições Adversas são fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, podendo comprometer a segurança. O condutor deve ser capaz de identificar os riscos e agir corretamente diante dessas situações, adotando os procedimentos adequados para cada uma.

Os tipos de situações adversas são:

* Iluminação -luz, ofuscamento, penumbra e noite.
* Tempo – condições climáticas, chuva, granizo e neblina.
* Vias – vias mal conservadas ou mal sinalizadas.
* Trânsito –trânsito lento ou congestionado, tráfego intenso de veículos pesados.
* Veículo – falta de manutenção.
* Cargas – carga mal distribuída, mal embalada ou acondicionada inadequadamente.
* Passageiros – barulho, brigas, passageiros que passam mal, excesso de passageiros.
* Condutor –álcool, drogas e medicamentos, sono e fadiga.

Todas as técnicas de Direção ou Pilotagem Defensiva foram elaboradas e desenvolvidas para evitar acidentes. Com a utilização destas técnicas, hoje podemos evitar acidentes que antes eram considerados inevitáveis.

Mesmo os pilotos experientes e cuidados são expostos a situações perigosas. O piloto deverá estar treinado e qualificado para sair do perigo. É necessário ter habilidade para reagir rápida e corretamente.Atenção: a maioria dos acidentes com motocicletas ocorre com condutores inexperientes, com menos de 6 meses de habilitação.